quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Arte Conceitual e Arte Povera


Arte conceitual: vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra,é aquela que considera a idéia,por trás de uma obra artística como sendo superior ao próprio resultado final, sendo que este pode até ser dispensável.Devido à grande diversidade, muitas vezes com concepções contraditórias, não há um consenso que possa definir os limites do que pode ou não ser considerado como arte conceitual.A arte deixa de ser primordialmente visual, feita para ser olhada, e passa a ser considerada como idéia e pensamento. Muitos trabalhos usam a fotografia, xerox, filmes ou vídeo como documento de ações e processos, geralmente em recusa à noção tradicional de objeto de arte. Marca as obras de Waltércio Caldas,Regina Silveira e Cildo Meireles,artista que intervém em sistemas de circulação de notas de dinheiro ou garrafas de coca-cola, para difundir anonimamente mensagens políticas durante a ditadura militar.

Arte Povera: pode-se traduzir por "arte pobre", designa um movimento artístico que se desenvolveu na Itália na segunda metade dos anos 60 e que durou até final da década seguinte. O crítico italiano Germano Celant foi o responsável pelo batismo e pela definição conceptual deste movimento em 1967, tornando-se um dos seus principais divulgadores. Representa uma corrente claramente identificável na sua especificidade estética pela existência de componentes comuns a vários artistas. Caracteriza-se pelo uso de materiais simples e naturais que se evidenciam pela sua banalidade ou "pobreza" e que raramente eram utilizados anteriormente, como o caso do papel, do feltro, da metal, da terra. Estes materiais, usados com o objetivo de ultrapassar as distinções entre arte e vida cotidiana, entre natureza e cultura, eram manipulados por processos de caráter eminentemente artesanal.Em alguns casos, os artistas criam trabalhos de duração efemera, utilizando materiais vivos que se decompõem mais ou menos lentamente.

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